Possiveis Avarias no Computador

1- Sintoma

Durante a utilização do computador, ao aceder alguns ficheiros no HD o computador trava durante alguns segundos e volta a funcionar. As vezes, ao tentar aceder algumas pastas no HD o Windows avisa que estão corrompidos e não permite o acesso.

Informações adicionais

As vezes pode-se ouvir uns estalos bem altos que vem de dentro do computador.

Resposta: disco rígido

Um HD com sectores defeituosos pode corromper ficheiros e ocasionar travamentos curtos, ou ate travamentos em que é preciso desligar o computador e ligar novamente. Também é muito comum HDs com defeito provocarem um barulho forte, como se fossem estalos dentro do computador.


2- Sintoma

Ao premir o botão liga/desliga da caixa do computador nada acontece. O computador não liga. Nenhum led da caixa acende.

Resposta: Fonte de alimentação

3-Sintoma

Logo ao ligar o computador o auto teste (POST) exibe a mensagem “HDD Failure” (Falha no HD). Após a mensagem o computador suspende as suas actividades, não chegando nem mesmo a iniciar o boot.

Resposta:

Disco Rígido, um HD com um grande dano na superfície do seu disco, no motor ou na cabeça de leitura, ou ainda com a placa de circuitos queimada geralmente ocasiona essa mensagem de erro no auto teste, logo que o computador é ligado.

4- Sintoma

O computador bloqueia sempre durante a execução de um determinado programa aplicativo.

Resposta

O problema estava mesmo no programa aplicativo. Ao reinstalar o programa, o problema foi solucionado. Porém, às vezes um programa não funciona ou trava o computador por que o computador não possui memória RAM ou velocidade suficiente para suportar a programa. Ás vezes também é possível que haja uma incompatibilidade do programa com hardware ou com o SO.

5- Sintoma

O computador tem uma drive de disquetes mas o so não reconhece o drive.O drive a: não aparece dentro do SO.


Resposta

Verificar configurações da drive de disquetes no setup. Apesar da drive de disquetes estar fisicamente instalado, ele não estava configurado no setup e por isso era como se ele não existisse para a placa-mãe e consequentemente para o so.

6- Sintoma

Às vezes o computador não liga e apresenta um bip longo seguido de três bips curtos. Às vezes ele funciona normalmente.


Resposta

Usar o pincel. Um mau contacto na ligação da placa de vídeo com a slot da placa-mãe estava a causar o problema.


7- Sintoma

Às vezes o computador não liga e apresenta bips longos e espaçados. Quando liga às vezes bloqueia na execução de qualquer programa e ate mesmo antes da boot.


Informações Adicionais

Problema começou a acontecer depois que o computador foi transportado de uma casa para outra na bagageira de um carro.


Resposta

O pincel. Havia um mau contacto dos pentes de memória com os conectores da placa-mae que estava causando o problema.


8- Sintomas

O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa e às vezes bloqueia mesmo antes do boot.

Informações adicionais

O bloqueio ocorre com mais frequência depois que o computador está ligado por algum tempo.

Resposta

O Cooler. A ventoinha do cooler estava parada e não estava a refrigerar correctamente o processador. Quando o processador super aquece, podem ocorrer bloqueios além de outros defeitos.


9- Sintoma

Ao apertar o botão/desliga do gabinete nada acontece. O computador não liga. Nenhum LED do gabinete acende.

Resposta

Fonte de Alimentação. A Fonte de Alimentação estava queimada e como é ela que fornece energia para todos os componentes internos do computador, quando ela não funciona, nem mesmo um pequeno led do gabinete pode acender.

10- Sintoma

Durante a utilização do computador, as imagens perdem a definição. Às vezes aparecem barras verticais no ecrã e cores estranhas.

Resposta

Placa de Vídeo. A placa de vídeo está com problemas, ocasionando distorções na geração de imagens. Ela não está totalmente defeituosa, por isso, apesar das distorções o usuário conseguia visualizar as telas dos programas.

11- Sintoma

O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa e às vezes trava mesmo antes do boot.

Respostas

RAM. O defeito estava mesmo num dos pentes da memória RAM.

12- Sintoma

O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilização de qualquer momento, durante a utilização de qualquer programa, mas sempre depois do boot.

Informações adicionais

Defeito começou a acontecer depois de uma queda repentina de energia enquanto o utilizador utilizava o computador.

Resposta

Reinstalar o SO. Quando houve a queda de energia durante a utilização do computador, alguns ficheiros importantes do SO foram danificados. Ao reinstalar o SO, novos arquivos foram gravados por cima dos velhos que estavam com defeito e o problema foi resolvido. Porém, algumas vezes é preciso apagar o SO antigo completamente e instalar um novo, salvando os dados do utilizador num outro local e formatando o HD.

13- Sintoma

Apesar de não haver distorções nas imagens, elas aparecem dentro do Windows com uma definição muito pobre e poucas cores.


Informações adicionais

Ao entrar na configuração do Windows, não é possível configurar para um número maior de cores, nem para uma resolução maior de tela. Apenas aparece a opção de utilizar a resolução 640x480 com 16 cores (4 Bit).

Resposta

Reinstalação dos drivers da placa de Vídeo. O driver correcto para a placa de vídeo não estava instalado. Dessa forma, o SO utilizou um driver genérico que só tem as opções mais básicas de resolução de tela e de cor. Ao instalar o driver correcto, todas as opções de numero de cor e resolução de tela ficaram disponíveis.

14- Sintoma

Ao tentar carregar o sistema operacional o computador apresenta a mensagem “disco sem sistema ou defeituoso”.


Informações adicionais

O computador estava a funcionar normalmente quando de repente parou de carregar o so e começou a aparecer a mensagem de erro.


Resposta

Reinstalar o sistema operativo algum arquivo do so necessário ao carregamento do sistema foi apagado ou danificado por mau uso ou ate mesmo vírus. Ao reinstalar o so foram gravados no HD novo arquivos necessários ao boot e o problema foi resolvido.

15- Sintoma

O computador está muito lento, tanto para ler ou gravar arquivos quanto para executar programas, digitar textos, aceder á Internet, etc. Alguns arquivos do usuário Sumiram. Às vezes bloqueia.

Informações Adicionais

Defeito apareceu depois que o usuário abriu um arquivo executável que um amigo lhe enviou por mail.

Resposta

Verificar e remover vírus, um vírus de computador pode causar sintomas estranhos, bloqueia o computador, deixá-lo lento e apagar arquivos do usuário. Quando o usuário descuida dos executou um arquivo que recebeu por email sem passar um antivírus actualizado, o vírus que esta infectado o arquivo se instalou no computador e começou a causar problemas.

16- Sintoma

Ao tentar ler ou gravar arquivos em disquetes o Windows exibe uma mensagem de erro de acesso ao disco.

Informações adicionais

Já foram utilizados várias disquetes diferentes inclusive disquetes novas mas para todas ocorre o mesmo erro.

Resposta

Uma drive de disquetes com defeito ou excesso de sujidade na cabeça de leitura a causa problemas de escrita/leitura em disquetes.

0 comentários

Defenição de perifericos

Dispositivo de entrada
São dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada (no inglês input/output - I/O).Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. Também São todos os dispositivos que fornecem informação ao computador.

Dispositivos mistos
As drives, como já vimos, são dispositivos responsáveis por transmitir a informação entre os suportes de armazenamento e o processador ou a RAM.

Dispositivos de saída
São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - I/O). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.

Configurar CD ROM

1) Um dos dispositivos mais instalados nos últimos tempos é a unidade de CD-ROM, para isto, leia atentamente o manual do fabricante de seu drive de CD-ROM, para saber como é feita a sua instalação, fisicamente falando.

2) Na maioria dos casos, a instalação é feita da mesma forma que um disco rígido, e até mesmo no mesmo flat cable em um conector de 40 furos, que não é por acaso, se encaixa perfeitamente no encaixe (de 40 pinos) existente na unidade de CD-ROM, só lembrando que o lado em destaque do flat cable (pino 1) deve ficar mais próximo do conector da fonte.

3) Uma vez conectados o flat cable e o conector da fonte na unidade CD-ROM, ao contrário das unidades de disco rígido, nem sempre será necessário informar ao ROM BIOS que você deseja instalar uma unidade de CD-ROM, mas acessando o SETUP e utilizando a funcão auto-detect hard disk é uma forma de garantir que o SETUP saiba que a unidade de CD-ROM está fisicamente instalada, e se foi instalado fisicamente e tudo correto, a parte final é feita por software.

4) Para completar a instalação da unidade de CD-ROM (em MS-DOS), você vai precisar também do programa MSCDEX.EXE existente em qualquer versão de MS-DOS, e do programa que vem no disquete de instalação de sua unidade de CD-ROM.
Copie o programa mscdex.exe para o diretório raiz da unidade C:, digite A: e tecle ENTER, use o comando copy mscdex.exe c:\, e logo a seguir aparece a mensagem: 1 arquivo (s) copiado (s).

5) Existem casos em que o disquete de instalação da unidade de CD-ROM já vem com um programa de instalação, para instalar corretamente a unidade, para isto é o suficiente digitar install, setup ou algo parecido.

6) Se o disquete não conter o programa de instalação, use os seguintes comandos para criar um programa de nome autoexec.bat que deve ficar localizado no diretório raiz da unidade de inicialização, no nosso caso é a unidade C:
Digite C: e tecle ENTER, digite cd\, para garantir que o diretório atual seja o diretório raiz.

7) Para criar o arquivo autoexec.bat digite diretamente no PROMPT do DOS:
copy con autoexec.bat e tecle ENTER, e digite:
C:\MSCDEX.EXE /D:BTCCD001 /V
rem A linha acima instala a unidade de CD-ROM

8) Para criar o arquivo config.sys digite diretamente no PROMPT do DOS:
Copy con config.sys e tecle ENTER, e digite:
DEVICE=C:\BTCCDROM.SYS /D:BTCCD001 /V

9) Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito, ao reiniciar o computador a unidade de CD-ROM já estará instalada, para confirmar digite D: e tecle ENTER, digite DIR e tecle ENTER, aparecerá uma lista dos arquivos existentes na unidade de CD-ROM, não se esqueça de que o disco na unidade de CD-ROM deve ser de software e não de música.

Caso o CD seja de música, aparecerá uma mensagem de erro indicando que não é possível o acesso ao disco.

10) Localize o(s) programa(s) de instalação que sejam de seu interesse e faça bom uso desses programas.

11) Para saber quais os programas que podem ser executados e que estão na unidade de CD-ROM digite: D: e tecle ENTER, depois digite CD\, para garantir que o diretório atual na unidade de CD seja o diretório raiz, então digite :DIR *.EXE /S e tecle ENTER, esse comando mostrará todos os arquivos executáveis na unidade de CD-ROM.

12) Use os comandos de DOS para aceder o(s) programa(s) que são de seu interesse.