Topologias de Rede

Estrela

Numa topologia em estrela, vamos ter uma identidade central ao sistema que tanto pode ser um server ou um simples computador munido de alguma “inteligência”.

Vantagens:


Maior autonomia de cada nó;
• Funções centralizadas para equipamento de diagnóstico.

Desvantagens:


Necessitam de uma maior quantidade de cabo;
• No caso de uma unidade central não ser um file server obriga a aquisição de uma unidade de comutação que por si só representa um gasto extra, que não se verifica em nenhuma outra topologia.





Anel

Uma rede em anel, é basicamente um conjunto de estações de trabalho ligadas a um anel de cabo. As topologias em anel são raramente utilizadas em redes locais pelo facto de não oferecerem um ponto de gestão da rede central à mesma.

Vantagens:


Pelo dispositivo de redireccionamento pode ser enviada a informação no sentido oposto ao normal, em caso de avaria numa linha;

• Utilizam cabo de uma forma mais eficiente e económica quando se cobre uma área geograficamente grande.


Desvantagens:

• A não existência de uma zona central para monitorização da rede.





Bus

A topologia em BUS é a forma mais simples de implantar uma rede de multi-nós. Esta topologia é limitada ao número de nós que pode suportar em cada troço.

Vantagens:


Utilização de uma quantidade mínima de cabo;
• As partes de hardware necessárias não são dispendiosas.

Desvantagens:

• Um cabo danificado ou um nó de inferior qualidade pode danificar uma rede inteira.





Malha

Nesta topologia todos os computadores ligam com todos, o que a torna muito complexa, e quanto mais computadores a rede tiver, mais complexa vai ser. Os dados são transmitidos a partir do nó remetente para o nó destinatário, sem que os dados passem pelos outros computadores.

Vantagens:

• Rede de baixo custo;

• Tolerância de falhas no que diz respeito ás cablagens.

Desvantagens:

• Topologia muito complexa.





Árvore

Esta topologia é baseada em hubs ou dispositivos de ligações, os quais permitem uma estruturação hierárquica de varias redes ou sub-redes.
Este tipo de rede é muito utilizada visto que permite, com grande facilidade e flexibilidade, a expansão de das redes ou de interligações de novas redes e ainda assegura o bom funcionamento e gestão do conjunto de redes assim interligadas.

Vantagens


Isola partes do sistema
• Pequena estruturação

Desvantagem

• Mais cabos

• Rede complexa sem isolamento

0 comentários

Defenição de perifericos

Dispositivo de entrada
São dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada (no inglês input/output - I/O).Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. Também São todos os dispositivos que fornecem informação ao computador.

Dispositivos mistos
As drives, como já vimos, são dispositivos responsáveis por transmitir a informação entre os suportes de armazenamento e o processador ou a RAM.

Dispositivos de saída
São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - I/O). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.

Configurar CD ROM

1) Um dos dispositivos mais instalados nos últimos tempos é a unidade de CD-ROM, para isto, leia atentamente o manual do fabricante de seu drive de CD-ROM, para saber como é feita a sua instalação, fisicamente falando.

2) Na maioria dos casos, a instalação é feita da mesma forma que um disco rígido, e até mesmo no mesmo flat cable em um conector de 40 furos, que não é por acaso, se encaixa perfeitamente no encaixe (de 40 pinos) existente na unidade de CD-ROM, só lembrando que o lado em destaque do flat cable (pino 1) deve ficar mais próximo do conector da fonte.

3) Uma vez conectados o flat cable e o conector da fonte na unidade CD-ROM, ao contrário das unidades de disco rígido, nem sempre será necessário informar ao ROM BIOS que você deseja instalar uma unidade de CD-ROM, mas acessando o SETUP e utilizando a funcão auto-detect hard disk é uma forma de garantir que o SETUP saiba que a unidade de CD-ROM está fisicamente instalada, e se foi instalado fisicamente e tudo correto, a parte final é feita por software.

4) Para completar a instalação da unidade de CD-ROM (em MS-DOS), você vai precisar também do programa MSCDEX.EXE existente em qualquer versão de MS-DOS, e do programa que vem no disquete de instalação de sua unidade de CD-ROM.
Copie o programa mscdex.exe para o diretório raiz da unidade C:, digite A: e tecle ENTER, use o comando copy mscdex.exe c:\, e logo a seguir aparece a mensagem: 1 arquivo (s) copiado (s).

5) Existem casos em que o disquete de instalação da unidade de CD-ROM já vem com um programa de instalação, para instalar corretamente a unidade, para isto é o suficiente digitar install, setup ou algo parecido.

6) Se o disquete não conter o programa de instalação, use os seguintes comandos para criar um programa de nome autoexec.bat que deve ficar localizado no diretório raiz da unidade de inicialização, no nosso caso é a unidade C:
Digite C: e tecle ENTER, digite cd\, para garantir que o diretório atual seja o diretório raiz.

7) Para criar o arquivo autoexec.bat digite diretamente no PROMPT do DOS:
copy con autoexec.bat e tecle ENTER, e digite:
C:\MSCDEX.EXE /D:BTCCD001 /V
rem A linha acima instala a unidade de CD-ROM

8) Para criar o arquivo config.sys digite diretamente no PROMPT do DOS:
Copy con config.sys e tecle ENTER, e digite:
DEVICE=C:\BTCCDROM.SYS /D:BTCCD001 /V

9) Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito, ao reiniciar o computador a unidade de CD-ROM já estará instalada, para confirmar digite D: e tecle ENTER, digite DIR e tecle ENTER, aparecerá uma lista dos arquivos existentes na unidade de CD-ROM, não se esqueça de que o disco na unidade de CD-ROM deve ser de software e não de música.

Caso o CD seja de música, aparecerá uma mensagem de erro indicando que não é possível o acesso ao disco.

10) Localize o(s) programa(s) de instalação que sejam de seu interesse e faça bom uso desses programas.

11) Para saber quais os programas que podem ser executados e que estão na unidade de CD-ROM digite: D: e tecle ENTER, depois digite CD\, para garantir que o diretório atual na unidade de CD seja o diretório raiz, então digite :DIR *.EXE /S e tecle ENTER, esse comando mostrará todos os arquivos executáveis na unidade de CD-ROM.

12) Use os comandos de DOS para aceder o(s) programa(s) que são de seu interesse.