CRIAR UMA REDE LOCAL COM UM CABO CRUZADO (CONFIGURAÇÕES)

Este método permite apenas criar uma rede com 2 computadores.

1- Temos que ter 2 computadores, com uma placa de rede instalada em cada um, ter instalado o Sistema Operativo (Neste exemplo WIN XP) e um cabo cruzado.

2- Ligamos as duas placas de rede dos computadores através do cabo cruzado.

3- Vamos ao ícone Os meus locais na rede e escolhemos a opção Configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica.

4- Seguinte e novamente Seguinte

5- Caso o seu assistente tenha localizado hardware desligado terá que seleccionar a caixa que diz “Ignorar hardware de rede desligado” e depois clique em Seguinte.

6- No método de ligação terá que seleccionar o tipo de rede que pretende implementar.




Se pretender partilhar o acesso à Internet nesta rede terá que seleccionar no computador que está ligado ao modem a 1ª opção (Este computador liga directamente à Internet…) e no outro computador a 2ª opção.

Caso não pretenda partilhar a Internet então deverá escolher a 3ª opção.


7- Se optar pela partilha de Internet então no computador que liga à Internet terá que escolher a ligação já existente que utiliza para se ligar à Internet, p.ex: Alcatel Speedtouch Conection (exemplo de uma ligação de um modem Adsl).

8- Escolha uma descrição do computador (nome pelo qual será reconhecido na rede).

9- Determine o grupo de trabalho (workgroup), terá que ser igual nos 2 computadores, para estes ficarem na mesma rede.

10- Escolha a opção de partilha de ficheiros e impressora.

11- Caso as opções estejam todas correctas clique em Seguinte.

12- Escolha apenas para concluir a assistente e não é necessário criar disco, etc.


No Computador Servidor de Internet teremos ainda que activar a opção Partilha de ligação à Internet e assinalar a opção Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação à Internet deste computador.





Se a ligação em rede estiver limitada ou inexistente (Sinal de perigo – triangulo com um ponto de exclamação):

1- Ligações de Rede

2- Ligação da área local ou da ligação ao modem ADSL e clique com o botão direito do rato e escolhemos Propriedades.

3- Seleccione TCP/IP e depois Propriedades.




4- Definir IPs compatíveis, p.ex:

No computador 1 – as definições que estão na figura.

No computafor 2 – IP- 100.100.100.2

Mascara – 255.255.255.0

0 comentários

Defenição de perifericos

Dispositivo de entrada
São dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada (no inglês input/output - I/O).Dizendo de outra forma, um dispositivo de entrada permite a comunicação no sentido do utilizador para o computador. Também São todos os dispositivos que fornecem informação ao computador.

Dispositivos mistos
As drives, como já vimos, são dispositivos responsáveis por transmitir a informação entre os suportes de armazenamento e o processador ou a RAM.

Dispositivos de saída
São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - I/O). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.

Configurar CD ROM

1) Um dos dispositivos mais instalados nos últimos tempos é a unidade de CD-ROM, para isto, leia atentamente o manual do fabricante de seu drive de CD-ROM, para saber como é feita a sua instalação, fisicamente falando.

2) Na maioria dos casos, a instalação é feita da mesma forma que um disco rígido, e até mesmo no mesmo flat cable em um conector de 40 furos, que não é por acaso, se encaixa perfeitamente no encaixe (de 40 pinos) existente na unidade de CD-ROM, só lembrando que o lado em destaque do flat cable (pino 1) deve ficar mais próximo do conector da fonte.

3) Uma vez conectados o flat cable e o conector da fonte na unidade CD-ROM, ao contrário das unidades de disco rígido, nem sempre será necessário informar ao ROM BIOS que você deseja instalar uma unidade de CD-ROM, mas acessando o SETUP e utilizando a funcão auto-detect hard disk é uma forma de garantir que o SETUP saiba que a unidade de CD-ROM está fisicamente instalada, e se foi instalado fisicamente e tudo correto, a parte final é feita por software.

4) Para completar a instalação da unidade de CD-ROM (em MS-DOS), você vai precisar também do programa MSCDEX.EXE existente em qualquer versão de MS-DOS, e do programa que vem no disquete de instalação de sua unidade de CD-ROM.
Copie o programa mscdex.exe para o diretório raiz da unidade C:, digite A: e tecle ENTER, use o comando copy mscdex.exe c:\, e logo a seguir aparece a mensagem: 1 arquivo (s) copiado (s).

5) Existem casos em que o disquete de instalação da unidade de CD-ROM já vem com um programa de instalação, para instalar corretamente a unidade, para isto é o suficiente digitar install, setup ou algo parecido.

6) Se o disquete não conter o programa de instalação, use os seguintes comandos para criar um programa de nome autoexec.bat que deve ficar localizado no diretório raiz da unidade de inicialização, no nosso caso é a unidade C:
Digite C: e tecle ENTER, digite cd\, para garantir que o diretório atual seja o diretório raiz.

7) Para criar o arquivo autoexec.bat digite diretamente no PROMPT do DOS:
copy con autoexec.bat e tecle ENTER, e digite:
C:\MSCDEX.EXE /D:BTCCD001 /V
rem A linha acima instala a unidade de CD-ROM

8) Para criar o arquivo config.sys digite diretamente no PROMPT do DOS:
Copy con config.sys e tecle ENTER, e digite:
DEVICE=C:\BTCCDROM.SYS /D:BTCCD001 /V

9) Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito, ao reiniciar o computador a unidade de CD-ROM já estará instalada, para confirmar digite D: e tecle ENTER, digite DIR e tecle ENTER, aparecerá uma lista dos arquivos existentes na unidade de CD-ROM, não se esqueça de que o disco na unidade de CD-ROM deve ser de software e não de música.

Caso o CD seja de música, aparecerá uma mensagem de erro indicando que não é possível o acesso ao disco.

10) Localize o(s) programa(s) de instalação que sejam de seu interesse e faça bom uso desses programas.

11) Para saber quais os programas que podem ser executados e que estão na unidade de CD-ROM digite: D: e tecle ENTER, depois digite CD\, para garantir que o diretório atual na unidade de CD seja o diretório raiz, então digite :DIR *.EXE /S e tecle ENTER, esse comando mostrará todos os arquivos executáveis na unidade de CD-ROM.

12) Use os comandos de DOS para aceder o(s) programa(s) que são de seu interesse.